O que é Marketing Multinivel

Marketing Multinivel: de que se trata?

O Marketing Multinível (MMN) ou Marketing de Rede (MLM – Multi-Level Marketing ou Network Marketing, em Inglês) é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que transacciona bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma “rede” de distribuidores independentes. Trata-se de um modelo de negócio que elimina o intermediário.

Nos sistemas de MMN cada elemento é independente, não tendo por isso que dar satisfações a nenhum superior hierárquico. É um distribuidor livre, um empresario por conta própria.

Em 1941, Carl Rhenborg, considerado o pai deste modelo de marketing, por não estar totalmente satisfeito com os sistemas de distribuição convencionais em que o vendedor ganhava apenas sobre aquilo que vendia, resolveu criar um sistema diferente onde o revendedor passaria a ganhar um bónus extra (rendimento residual) sobre todas as vendas efectuadas pelos revendedores que apresentasse à empresa. Assim nascia um novo modelo de negócio, muito mais atractivo e que iria abrir uma janela de oportunidades sem precedentes para todos os revendedores/distribuidores.

Este conceito tem vindo a ser aprofundado e melhorado, e encerra sem dúvida uma completa mudança de paradigma e de mentalidades, e quem quiser participar neste sistema terá que informar-se devidamente e aprofundar todos os conhecimentos inerentes a este modelo de negócio, de forma a traçar estratégias adequadas e tomar decisões correctas. É um sistema que abre as portas do sucesso a todo e qualquer indivíduo, e a um novo mundo de oportunidades, no entanto também há que estar preparado para enfrentar todas as adversidades que irão surgir e estar ciente de todos os riscos e factores que podem levar ao fracasso.

Este sistema irá conduzi-lo(a) por uma caminhada que por vezes irá testar os seus limites. Factores de motivação, companheirismo, solidariedade, desenvolvimento pessoal irão ser redescobertos e poderá revelar-se em si um verdadeiro líder para este tipo de negócio, que estava latente noutra actividade onde não o poderia explorar.

O Dr. Rau, um Guru do Multinível, declarou que este sistema “dispensa a supervisão de empregados, folhas de pagamento e que lhe permite tirar férias quando quiser e regressar e retomar as suas actividades ganhando dinheiro”.

É por tudo isto que o Marketing Multinível começa a atrair milhares de novos empreendedores em todo o mundo, e que muitas empresas começam a apostar neste modelo de negócio.